Com a exportação, município do Centro-Oeste de Minas passa a competir diretamente com a China, principal fornecedora de artigos pirotécnicos no mundo. Comercialização também deve alavancar a economia com a criação de novos empregos e renda. Fogos de artifício durante comemoração de ano novo
Marco Aurélio/Prefeitura de Uberaba
Após duas décadas, Santo Antônio do Monte voltou a exportar artefatos explosivos para os Estados Unidos. Foram cerca de 27 toneladas de produtos pirotécnicos enviados para o mercado americano, o que representa um marco para a cidade e para o setor de produção de fogos de artifício no país, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindemg), Magnaldo Geraldo Filho.
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Com a exportação, Santo Antônio do Monte passa a competir diretamente com a China, que é a principal fornecedora de artigos pirotécnicos no mundo.
Essa conquista é resultado do trabalho de empresários locais, o Senai e a Fiemg, que investiram no processo de certificação ao longo de quatro anos.
A fábrica responsável pela primeira exportação após 20 anos foi a Fogos Líder, que em 2019 começou a passar pelos testes da certificadora americana em busca do selo American Fireworks Standards Laboratory (AFSL), cujo objetivo é garantir a qualidade e a segurança dos fogos de artifício distribuídos ou usados no mercado dos EUA.
Antes conseguir o selo, a Fogos Líder teve ainda que homologar os produtos no Exército Brasileiro e as embalagens de transporte na Diretoria de Portos e Costas da Marinha. Os fogos também tiveram que ser aprovados no Departamento de Transportes dos Estados Unidos.
Fogos de artifício em Santo Antônio do Monte
Reprodução/TV Integração
Mais emprego e renda
Além de representar um avanço significativo para a economia do município, a negociação também é uma oportunidade para gerar mais empregos e renda para os moradores de Santo Antônio do Monte.
Com a demanda crescente por produtos pirotécnicos, a expectativa é de que novas oportunidades surjam no setor, o que trará benefícios para toda a região, como observou o dono da Fogos Líder, Neiro Veloso.
“Os Estados Unidos são os maiores importadores de fogos de artifício no mundo e movimentam cerca de 1 bilhão de dólares com produtos pirotécnicos, sendo a sua maioria proveniente da China. Se as empresas brasileiras conseguirem alcançar pelo menos 3% deste mercado, nós teremos que ampliar consideravelmente nossa fábrica e consequentemente aumentar o número de empregos”, disse Veloso.
“Para a Fogos Líder foi um grande desafio romper as barreiras técnicas e mercadológicas de um país tão exigente com qualidade e segurança dos produtos. Valeu a pena porque será um diferencial para a nossa empresa”, completou.
Mais credibilidade
A exportação também confere ainda mais credibilidade ao produto fabricado na cidade, que já é reconhecido pela qualidade e segurança.
Com o mercado internacional tendo acesso aos fogos de artifício produzidos em Santo Antônio do Monte, novas portas serão abertas para a expansão do setor.
“A primeira exportação após 20 anos representa uma conquista histórica para a cidade. Um sonho realizado que certamente vai oferecer novas oportunidades para os moradores, fortalecendo ainda mais a economia local”, finalizou Magnaldo.
Equipe de certificação de produtos dos EUA esteve em Santo Antônio do Monte para avaliar os fogos que seriam exportados
Sindiemg/Divulgação
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Após duas décadas, Santo Antônio do Monte volta exportar fogos de artifício para os Estados Unidos
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