‘Belém Monumental’: presépio com quase 800 peças é atração em Pará de Minas; veja vídeo


Exposição criada pelo artista plástico João Batista Leite pode ser visitada na Casa de Cultura até janeiro. Presépio com quase 800 peças é montado para exposição em Pará de Minas
Quase 800 peças foram usadas pelo artista plástico João Batista Leite para dar vida ao presépio que recebeu o nome de “Belém Monumental”.
O trabalho, que levou 15 dias para ser montado na Casa de Cultura, em Pará de Minas, conta com peças criadas por João e peças que vieram do exterior. O espaço está aberto para visitação até janeiro de 2024. (veja mais abaixo).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O artista plástico contou ao g1 que a admiração por presépios pode ser definida como uma herança de família, pois foi na casa de uma das avós que ele teve o primeiro contato com essa expressão artística.
“Comecei ainda criança na casa da minha avó, com algumas peças que eu recebi dela. Fui montando o presépio pequenininho e ganhando amor por ele. Na adolescência, comecei a trabalhar e comprei o meu primeiro presépio de gesso”.
À medida que sua paixão por criar presépios se intensifica, cresce também a quantidade de peças incorporadas às suas obras.
Para deixar os cenários com aspecto realista, João, de maneira habilidosa, confeccionou casas e variados acessórios que compõem o presépio deste ano.
Exposição ‘Belém Monumental’ pode ser vista na Casa de Cultura em Pará de Minas
João Batista Leite/Divulgação
Presépios temáticos
Há mais de seis anos, João apresenta um presépio temático na cidade, sendo o foco deste ano a representação da família.
“Assim que Jesus nasceu, José e Maria, se transformaram em uma família. Então Cristo trouxe para nós também uma santa família, e é muito importante. Por isso quis frisar no presépio a família no nascimento de Jesus”, explicou o artista, que antecipou que para 2024 já há um tema definido, mas permanece como surpresa.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Quase 800 peças compõe a exposição
João Batista Leite/Divulgação
Ainda segundo João, o presépio é composto de vários cenários que destacam a presença da família no nascimento de Jesus.
“Coloquei um pouco sobre o cotidiano de José e Maria para poder mostrar a todo mundo o carinho, o amor, a cumplicidade, no dia-a-dia, na simplicidade que eles viveram. Hoje as famílias estão se perdendo, e não podemos deixar isso acontecer, por isso trouxe esse tema, para que a gente reflita”, completa.
Visita
O presépio fica exposto na Casa de Cultura localizada na Praça Torquato de Almeida, nº 26, até janeiro de 2024. As visitas ocorrem de terça-feira a domingo, das 19h às 22h.
Presépio Belém Monumental é atração natalina na Casa de Cultura de Pará de Minas
Presépio conta com peças criadas pelo próprio artista plástico
João Batista Leite/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
CONCEIÇÃO DO PARÁ: Motociclista escapa de blitz, atropela pedestre, cai do veículo e foge a pé
ROCK: Banda Detonautas fará show em Divinópolis
MEIO AMBIENTE: Animação mostra onde houve temperatura anormal no Brasil em 2023
📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.