Cidade está sem voo comercial há mais de cinco anos. Aeródromo Brigadeiro Cabral passa por reforma e adequação exigidas pela Infraero e pela Azul Linhas Áreas. Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral em Divinópolis; foto de arquivo
Infraero/Divulgação
Na última semana, o Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral em Divinópolis recebeu autorização para implantação da RESA, uma área simétrica estendida ao final da pista de pouso e decolagem, que visa reduzir os riscos de danos a aeronaves.
A obra é uma das melhorias que o aeroporto tem recebido para conseguir voltar a oferecer os voos comerciais, interrompidos há cinco anos devido a um impasse financeiro entre a Prefeitura e empresa que administrava o local.
Conforme apurado pelo g1, as melhorias fazem parte das exigências feitas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Azul Linhas Áreas, que pretende voltar operar os voos em Divinópolis.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Após as obras, o aeródromo ainda vai passar por fiscalização antes de ser autorizado a funcionar. Contudo, a expectativa da Prefeitura é que a retomada dos voos comerciais ocorra ainda neste ano.
Segundo a Infraero, o aeroporto de Divinópolis tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operações diurnas com aeronaves de até 75 assentos, inclusive de voos comerciais regulares.
“Importante esclarecer que a infraestrutura do aeroporto está disponível para as empresas aéreas implantarem novos voos e destinos de acordo com a estratégia comercial de cada uma delas, dentro da atual capacidade instalada”, informou a empresa.
A Azul Linhas Aéreas confirmou que aguarda as melhorias nas condições de infraestrutura do aeroporto para atender a operação, como a homologação dos sistemas IFR-IMC, PAPI e o restabelecimento do balizamento noturno.
“A Azul tem interesse em retomar suas operações em Divinópolis, pois acredita que a operação ajudará a fomentar e impulsionar o turismo e a economia da região”.
O que está sendo feito
Obras de melhoria e reforma são realizadas no aeroporto de Divinópolis
Prefeitura de Divinópolis/Divulgação
Revitalização da pavimentação asfáltica do acostamento da pista de pouso e decolagem;
Instalação do PAPI, instrumento luminoso de auxílio à navegação;
Alterações na estrutura elétrica;
Instalação de sinalização vertical;
Revitalização da sinalização horizontal
Pintura dos ambientes externos e internos do aeroporto (concluído).
O que falta fazer
Implantar o RESA, uma área simétrica estendida ao final da pista de pouso e decolagem, que tem como objetivo reduzir os riscos de danos a aeronaves que realizem o toque antes de alcançar a cabeceira ou que ultrapassem acidentalmente o fim da pista. Para iniciar a obra, a Prefeitura aguarda recurso do Governo Federal.
Homologar o aeroporto para voos por instrumentos (IFR) – o aeródromo é homologado apenas para voos visuais (VFR).
Initial plugin text
📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Obras e expectativa de retomada dos voos comerciais: entenda como está a situação do aeroporto de Divinópolis
Adicionar aos favoritos o Link permanente.