MPMG denuncia duas empresas e 22 pessoas envolvidas em esquema de venda de carne imprópria para consumo em Formiga


A denúncia é resultado das investigações realizadas na operação Fort Summer, deflagrada em 18 de março, que teve como alvos frigoríficos e apreendeu quase meia tonelada de carnes. Operação Fort Summer apreendeu carnes impróprias para consumo em Formiga no dia 18 de março de 2024
MPMG/Divulgação
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apresentou denúncia contra duas empresas e 22 pessoas, incluindo proprietários, gerentes e responsáveis técnicos, por uma série de crimes relacionados à comercialização de carnes impróprias para o consumo em Formiga.
Os crimes incluem organização criminosa, maus-tratos a animais, falsificação de selo público, falsidade ideológica, além de infrações contra a saúde pública, as relações de consumo e a administração ambiental.
A denúncia é resultado das investigações realizadas na operação Fort Summer, deflagrada em 18 de março, que teve como alvos frigoríficos localizados em Formiga e apreendeu quase meia tonelada de carnes impróprias para consumo.
🔔 Receba no WhatsApp notícias do Centro-Oeste de MG
De acordo com a denúncia, os envolvidos adquiriam animais doentes a preço baixo, realizavam abates clandestinos e manipulavam os produtos para distribuição e venda. Há indícios de que eram usados carimbos falsificados do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para tentar legitimar a procedência das carnes.
As investigações apontaram que eles atuavam em uma estrutura criminosa que envolvia diferentes etapas, desde a negociação de animais doentes até o fornecimento dos produtos adulterados.
Quase 500 quilos de carnes foram apreendidas na operação do MP em Formiga
Ministério Público/Divulgação
Cada empresa cumpria uma função específica no esquema – abate, beneficiamento ou distribuição – com o objetivo de obter vantagens de forma ilegal.
Segundo o MPMG, os envolvidos adquiriram animais magros e doentes, que não poderiam ser abatidos no exercício da atividade comercial, e realizaram o beneficiamento e a distribuição dos produtos cárneos em condições impróprias para o consumo, inclusive para merendas escolares, via licitações municipais.
A denúncia foi formalizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Formiga e pela Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais.
Frigoríficos que vendem carne imprópria para consumo são alvo de operação em Formiga
Prefeitura comenta operação
Na época da operação, a Prefeitura de Formiga informou ao g1 que trabalha para que alimentação de qualidade seja fornecida aos alunos das diversas instituições de ensino da Rede Municipal de Educação.
Mais de meia tonelada de carnes impróprias para o consumo são apreendidas durante fiscalização em Bom Despacho
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.