Davi Cardoso Ribeiro dos Santos, de Divinópolis, tinha 20 anos e morreu nesta sexta-feira (6). Davi Cardoso Ribeiro dos Santos lutava contra um câncer raro
Reprodução/Redes Sociais
Morreu nesta sexta-feira (6) o jovem Davi Cardoso Ribeiro dos Santos, que lutava contra um câncer raro. O velório será realizado Cemitério Parque da Serra, em Divinópolis, a partir das 22h desta sexta.
As informações foram divulgadas nas redes sociais pela família, que agradeceu as demonstrações de apoio e carinho.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Davi Cardoso Ribeiro dos Santos foi diagnosticado com Linfoma de Hodgkin clássico há meses.
Morre Davi Cardoso Ribeiro dos Santos, jovem de Divinópolis que lutava contra o câncer
Reprodução/Redes sociais
A luta de Davi contra o câncer
Em outubro, reportagem do g1 mostrou a história de Davi, que sempre foi ativo e independente, mas teve a rotina de vida e sonhos interrompidos pela doença.
Segundo familiares e amigos, os primeiros sintomas surgiram em outubro de 2023, quando ele começou a perder peso e a ter febres frequentes. Na época, os sintomas estavam associados a uma possível gripe ou ao cansaço pelo trabalho na fábrica de churrasqueiras da família, onde Davi ajudava na montagem e entrega dos produtos.
A situação, porém, piorou no início de 2024, quando apareceu um caroço no pescoço. Após exames detalhados na Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acom), veio o diagnóstico: Linfoma de Hodgkin clássico.
O tratamento começou com ciclos de quimioterapia, mas, infelizmente, os resultados não foram os esperados. Depois de oito ciclos, os exames indicaram progressão do câncer, e mesmo após um segundo protocolo de tratamento, a doença não regredia.
Davi teve queda de imunidade, anemia grave com severa perda de peso e necessidade de repouso absoluto. A cura dependia de um transplante de medula óssea. Mas a saúde não estava boa o suficiente para receber o transplante.
Para estabilizar o quadro de saúde, Davi precisou de um medicamento que se chama Brentuximabe Vedotina. Ao todo, eram necessárias 16 doses, totalizando aproximadamente R$ 1,75 milhão.
No dia 24 de outubro, no Instagram, a família comunicou que tinha conseguido uma decisão judicial para garantir o acesso de Davi ao medicamento. “Agora, aguardamos a liberação do governo para o fornecimento do remédio, um processo que pode ser rápido ou demorado. No entanto, Davi precisa iniciar o tratamento com urgência, pois sua vida depende disso. Por essa razão, continuamos com a rifa do carro e a campanha de arrecadação para custear o primeiro ciclo, no valor de R$ 109.599,96, permitindo que Davi inicie o tratamento quanto antes”.
Com a ajuda de familiares e amigos, uma vaquinha online foi criada para arrecadar os recursos necessários e dar continuidade ao tratamento. Além disso, rifas e eventos beneficentes também foram organizados para aumentar as contribuições.
No dia 5 de novembro, em outro comunicado na rede social, a família informou que Davi tinha iniciado a quimioterapia e havia começado a receber Brentuximabe. “Esse medicamento foi doado por outro paciente que não o utilizava mais. Importante lembrar que a liberação pelo governo ainda não foi concedida, e continuamos no processo para obter essa aprovação. Com a doação recebida, temos três ciclos garantidos e, graças à arrecadação, conseguiremos comprar mais um”, informou a família no mês passado.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Morre Davi Cardoso, jovem mineiro que lutava contra câncer raro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.