Mais de 250 pessoas foram realocadas após deslizamento em pilha de rejeitos em MG


Jaguar Mining, responsável pela mina Turmalina, informou que 162 imóveis foram evacuados no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará, no Centro-Oeste do estado. Primeiro deslizamento de rejeitos na mina aconteceu na manhã de sábado (7). Deslizamento em pilha de rejeitos em mina em Conceição do Pará
Bruno/Agência Combine
Mais de 250 pessoas foram realocadas após deslizamento em pilha de rejeitos da mina Turmalina, localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará.
O primeiro deslizamento de rejeitos na mina aconteceu na manhã de sábado (7). Na quarta-feira (11), houve um novo deslizamento na parte superior da pilha de rejeitos.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Situação de casa em Conceição do Pará após deslizamento de rejeitos em mina
Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)/Divulgação
Atualização divulgada pela Jaguar Mining, responsável pela mina, aponta que 251 pessoas, de 96 famílias, foram realocadas. A grande maioria está em hotéis da região e outras se encaminharam a casas de parentes. O número de imóveis desocupados é de 162, sendo sete atingidos pelo deslizamento.
Até o momento, 730 animais foram registrados. Desses, 545 foram devolvidos e levados para locais escolhidos pelos seus tutores. Outros 126 foram para abrigo em clínica veterinária e 59 permanecem em campo sob os cuidados de empresas especializadas.
Ainda de acordo com a mineradora, as obras de contenção da pilha de rejeitos/estéril na mina estão avançando.
“A construção do dique de contenção está dentro do cronograma previsto e a base da estrutura está finalizada. Duas estruturas de retenção de sedimentos também já estão prontas. Uma terceira está em construção. Quatro georradares estão monitorando eventuais movimentações da pilha. Um quinto equipamento está em fase de instalação”, informou a Jaguar Mining.
Projeto de lei na ALMG quer fortalecer fiscalização de rejeitos de mineração
Deslizamento em pilha de rejeitos em mina
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.