‘Minas no Mundo’: especial sobre história de Tubal de Siqueira Silva à frente da TV Integração vai ao ar neste sábado


Programa mostra pioneirismo, ousadia e paixão do empresário mineiro, um dos responsáveis pela popularização da televisão no interior do Brasil. Com depoimentos de personagens marcantes da história da TV, programa vai ao ar nesta noite, às 22h20. ‘Minas no Mundo’: documentário traz história de Tubal de Siqueira Silva na TV Integração
A TV Integração exibe neste sábado (21), a partir das 22h20, logo após a novela Mania de Você, o programa especial “Minas no Mundo”.
A produção conta a história de pioneirismo, dedicação e paixão do empresário Tubal de Siqueira Silva, 87 anos, à frente da emissora, primeira afiliada com programação exclusiva da Rede Globo. A partir das 23h, o conteúdo poderá ser visto e revisto no Globoplay.
Fascinado pela televisão e pelo jornalismo, Tubal explorou as memórias da vida pessoal e profissional durante as gravações. Da inauguração de Brasília às transmissões de futebol direto do Maracanã, o empresário acompanhou grandes momentos da história do Brasil enquanto, ao mesmo tempo, ajudava a construí-los e levá-los para as pessoas por meio da radiodifusão.
LEIA TAMBÉM:
‘Minas no Mundo’: impacto da cobertura da inauguração de Brasília fez Tubal de Siqueira Silva se apaixonar pelo jornalismo e a televisão
‘Fundamental para história da Globo’, diz Boni sobre o desejo de Tubal Siqueira exibir programas nacionais no interior do Brasil
Com câmera no Maracanã, Tubal Siqueira apresentou futebol carioca aos mineiros e influenciou na formação de gerações de torcedores
Paulo Marinho destaca contribuição de Tubal Siqueira à TV brasileira com o pioneirismo no modelo de afiliadas: ‘Visionário’
Programa especial conta história de ousadia, paixão e pioneirismo de Tubal de Siqueira Silva à frente da TV Integração, 1ª afiliada Rede Globo
Tubal de Siqueira Silva, presidente do Grupo Integração, Uberlândia, TV
TV Integração/Reprodução
Além de depoimentos do próprio presidente da TV Integração, o especial também tem a participação do presidente do Grupo Globo, Paulo Marinho; do vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho; do ex-presidente da República José Sarney; do ex-diretor da Globo Boni; do ex-árbitro de futebol, comentarista e superintendente da TV Rio Sul, Arnaldo Cézar Coelho; do presidente do Grupo Jaime Câmara e TV Anhanguera, Jaime Câmara Júnior e do jornalista e ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa.
“Para esse documentário, nós escolhemos nomes de personagens que não só testemunharam a história do Doutor Tubal, mas que são protagonistas da história da televisão no Brasil. A gente tem o próprio Doutor Roberto Irineu Marinho com a gente, o Paulo Marinho, nosso atual presidente do grupo, o Boni, que é uma referência, uma história para nós todos. Tem o Jaime Câmara, o Arnaldo Cezar Coelho, Hélio Costa, o ex-presidente Sarney, todos eles são personagens muito importantes da democratização, do acesso à televisão no interior do Brasil e, sobretudo, do desenvolvimento que a televisão trouxe para o país a partir do telejornalismo”, disse a diretora de Jornalismo da TV Integração, Daniela Abreu.
Para Boni, o pioneirismo da TV Triângulo, atual TV Integração, foi fundamental para a história da Globo e da televisão brasileira.
“Eu acho que foi fundamental para a história da TV Globo a presença da TV Triângulo, depois TV Integração, porque todo mundo estava quietinho nos seus lugares. O pessoal do interior nem pensava no negócio de televisão. Quando uma televisão do interior, do Triângulo Mineiro, se dispôs a ser uma afiliada total da TV Globo, as emissoras do interior acordaram.”
Além de entrevistas, o programa especial também conta com fotos e vídeos selecionados do Centro de Documentação da TV Integração, que reúne o acervo da emissora. Registros históricos que eternizam a paixão de Tubal Siqueira pelo jornalismo e pela radiodifusão.
“Tubal trouxe o espírito que é o que norteia a Globo como um todo, que é esse espírito empreendedor, de olhar para frente, para o futuro. Eu diria que esse movimento teve essa dimensão de ajudar a construir a rede, o modelo de uma afiliação exclusiva com a Programação Globo e trazendo também esse espírito empreendedor, visionário que é tão presente na rede como um todo”
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.