O g1 conversou com voluntários que fazem do ato um compromisso de vida. Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado anualmente no dia 14 de junho. Claudiney Ferreira recebeu no ano passado o certificado de doador ouro em Divinópolis
Claudiney Ferreira/Arquivo Pessoal
O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado anualmente no dia 14 de junho, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e agradecer aos doadores voluntários.. Em Divinópolis, o g1 encontrou doadores assíduos e que fazem do ato um compromisso de vida.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Francisco de Assis Modesto de 50 anos é um exemplo de doador assíduo: um compromisso que já dura 25 anos. Ele contou que começou a doar quando a mãe de um amigo precisou de uma transfusão com o tipo sanguíneo dele, o A+. Desde então, Francisco de Assis doa sangue a cada três meses.
“Eu me sinto muito bem sabendo que estou ajudando outras pessoas. É uma sensação de dever cumprido e esse sentimento de ajudar o próximo é muito gratificante”, afirmou.
Além de Francisco, o produtor rural Claudiney Reis Ferreira de 44 anos também é doador frequente. Aos 46 anos de idade, ele tem consciência de que já ajudou milhares de pessoas em 26 anos de doações.
“É um ato de amor. Eu comecei a doar quando ainda estava no Tiro de Guerra, em 1997. Mesmo após minha saída, eu continuei doando. Sempre que o Hemonúcleo precisa do meu tipo de sangue, que é o O-, eles me ligam e eu vou na hora. Saber que um pouquinho da gente faz uma pessoa prolongar a vida é muito gratificante”, contou.
A supervisora de vendas Carolina Moreira Chaves também se comprometeu por muitos anos com as doações. Por mais de 10 anos ela doou sangue em Divinópolis. A iniciativa foi para ajudar pessoas que ela nem conhecia.
“Eu comecei a doar justamente para ajudar o próximo. Estou sem doar porque fui submetida a uma cirurgia, mas, de toda forma, já me cadastrei como doadora de medula óssea. Ficar sem ajudar eu não fico”, pontuou Carolina.
Como doar sangue em Divinópolis
Pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg e em boas condições de saúde podem doar. O processo todo leva em torno de uma hora e pode salvar até quatro vidas. Para saber os critérios completos para doação de sangue, acesse aqui.
Por causa da alta demandas, as campanhas para angariar doadores são frequentes em Divinópolis.
“A necessidade de doadores de sangue é constante. Nos hospitais têm sempre números expressivos de pacientes que precisam de transfusões. Então, ser um doador é um privilégio. A doação é muito importante para a nossa sociedade. É um gesto insubstituível e que sigifica esperança de vida”, disse a representante do Hemonúcleo em Divinópolis, Shirley Alves.
O Hemonúcleo de Divinópolis fica na Rua José Gabriel Medef, nº 221, Bairro: Padre Libério.
Hemonúcleo em Divinópolis
Reprodução/Tv Integração
LEIA TAMBÉM:
REAJUSTE: Preços dos pedágios nas rodovias MG-050, BR-265 e BR-491 sofrem reajuste; confira os novos valores
LIRAa: Aedes aegypti: 2º LIRAa de 2023 aponta queda no índice de infestação em Nova Serrana
📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
‘Ato de amor’: No Dia Mundial do Doador de Sangue, conheça histórias de doadores assíduos em Divinópolis
Adicionar aos favoritos o Link permanente.