Museu Histórico de Divinópolis recebe exposição sobre comunicação e fé


“Comunicação e Evangelização: Preservação e Memória Diocesana” está em cartaz e a visitação pode ser feita até 6 de fevereiro, de segunda a sexta, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h. Exposição traz antigos objetos que ajudavam na comunicação da Igreja com seus fiéis
Pascom/Diocese Divinópolis
Qual o papel da comunicação na evangelização? Como a evolução tecnológica influencia na comunicação com os fiéis? Fato é que desde a prensa de Gutenberg e a impressão da primeira Bíblia Sagrada no século XV, a Igreja Católica enxerga nos meios de comunicação um aliado para ampliar seu diálogo com o mundo. Ao longo dos séculos, com a chegada de novas invenções, como o rádio, o telefone, a TV e a internet, o alcance da comunicação foi ficando cada vez maior e se tornando uma ferramenta imprescindível para espalhar o Evangelho.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Para Dom Geovane Luís da Silva, bispo da Diocese de Divinópolis, a exposição faz todos refletirem sobre a evolução dos meios de comunicação e do quanto eles auxiliam na disseminação da fé. E completou:
“É preciso ainda estarmos atentos aos riscos das fake news, que têm sido o grande problema da comunicação na atualidade.”
Dom Geovane Luís da Silva na abertura da exposição em Divinópolis
Pascom/Diocese Divinópolis
Dom Geovane esteve na abertura da exposição “Comunicação e Evangelização: Preservação e Memória Diocesana”, acompanhado da vice-prefeita da cidade, Janete Aparecida. Realizada pela secretaria de Cultura de Divinópolis em parceria com a Diocese, a mostra traz objetos que as novas gerações talvez nem saibam o que sejam, como câmeras analógicas, máquina de escrever e projetores de slide.
Parte da exposição em cartaz no Museu Histórico de Divinópolis
Pascom/Diocese Divinópolis
Como explica o coordenador de Memória e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Faber Barbosa:
“A mostra é um convite à reflexão sobre a memória como elo entre o passado e o presente, destacando o legado do clero na preservação do patrimônio cultural e espiritual da comunidade.”
Parte dos objetos da exposição
Pascom/Diocese Divinópolis
A exposição, que leva o visitante a vivenciar a história da comunicação da Igreja e sua influência na sociedade, celebra o início do Ano Santo, proclamado pelo Papa Francisco no Jubileu de 2025, com o tema “Peregrinos da Esperança”, que também será comemorado na diocese de Divinópolis.
A mostra fica em cartaz até 06 de fevereiro, de segunda a sexta, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h. O bispo gravou um vídeo para convidar toda a população para visitar o Museu Histórico e aproveitar a exposição.
Bispo de Divinópolis convida para exposição do Museu Histórico
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.