Em cerimônia religiosa, bispo Dom Geovane Luís da Silva assume a Diocese de Divinópolis


Solenidade foi realizada na Catedral do Divino Espírito Santo neste sábado (17). Dom Geovane é o sucessor de Dom José Carlos de Souza Campos, transferido para Montes Claros. Dom Geovane assume como o 6º bispo de Divinópolis
Valquíria Souza/Tv Integração
Tomou posse na manhã deste sábado (17), na Catedral do Divino Espírito Santo, Dom Geovane Luís da Silva, sexto bispo da Diocese de Divinópolis . O religioso é natural de Barbacena, tem 51 anos e será o sucessor de Dom José Carlos de Souza, nomeado pelo Papa Francisco ao posto de arcebispo na Arquidiocese de Montes Claros.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Com seis anos de ministério episcopal, completados em março, Dom Geovane assume a partir de agora o governo pastoral e administrativo da Diocese de Divinópolis, responsável por 54 paróquias em 25 cidades do Centro-Oeste.
A nomeação feita pelo Papa Francisco foi anunciada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no dia 19 de abril.
“O período de vacância foi breve, e fico feliz em deixar a Diocese de Divinópolis nas mãos de Dom Geovane, a quem tenho muita estima”, afirmou Dom José Carlos, ao comentar o período de vacância de pouco mais de dois meses na Diocese.
Cerimônia
A posse canônica começou com uma concentração na porta do palácio episcopal, na Avenida Primeiro de Junho, no Centro, com participação de uma lira musical.
Dona Antônia Ferreira, mãe de Dom Geovane, comentou a alegria em ver o filho se tornar bispo de uma diocese com tantas cidades.
“É um orgulho muito grande mesmo. Saímos de Carandaí por volta das 3h30 da manhã, são 4h de viagem, mas não poderia deixar de acompanhar. Ele sempre foi muito religioso. Aos 3 anos já tinha amor pela cruz e já queria rezar. Sempre gostou muito de ler e estudar”, contou orgulhosa.
Cerimônia contou com centenas de fiéis e representantes católicos
Valquíria Souza/Tv Integração
Do palácio episcopal, a procissão seguiu até a Catedral do Divino Espírito Santo. No percurso, dezenas de ministros da eucaristia contornaram o caminho por onde os bispos passaram.
Ao chegar na escadaria da igreja, muitos fiéis abraçaram e fizeram questão de tocar no novo bispo. Alguns católicos de cidades vizinhas trouxeram cartazes, como Pará de Minas.
Ainda na entrada, o simbólico beijo na cruz, que estava nas mãos do padre Paulo Sérgio Diniz Mendes, deu início à posse. Na entrada houve unção dos fiéis com água benta e, na sequência, os bispos seguiram para vestirem os trajes típicos desse tipo de cerimônia religiosa.
Cerca de 150 padres, além de diáconos, bispos e arcebispos acompanharam a solenidade, realizada na Catedral, justamente porque a palavra Catedral significa “onde está a cadeira do bispo”.
Logo no início da celebração, foi lido o ato de posse, escrito pelo Papa Francisco. A cerimônia foi concluída quando o bispo recebeu o báculo (cajado) e se sentou na “cátedra” (cadeira do bispo).
Dom Geovane
Dom Geovane atuou por quase 20 anos na região de Mariana e Ouro Preto como pároco, vigário, administrador paroquial, além de servir como bibliotecário e diretor acadêmico do Curso de Teologia.
Em Barbacena, atuou como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade entre 2011 e 2016.
LEIA TAMBÉM:
NOMEAÇÃO: Papa nomeia Dom Geovane Luís da Silva como bispo da Diocese de Divinópolis
TRADIÇÃO: moradores da zona rural de Abaeté preparam festa de Santo Antônio com fogueira de 30 metros de altura
JULHO: Formiga realiza ‘Circuito dos Escritores’ e convoca autores para exposição; veja como participar
📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.