Fenômeno visto em várias partes do país pode se tratar de um meteoro ou de lixo especial caindo na atmosfera, segundo especialistas. Cineasta flagra luz cruzando o céu de Cláudio
Na noite de segunda-feira (19), uma luz semelhante a um meteoro cruzou o céu de várias cidades do país, como nas regiões do Triângulo e Alto Paranaíba, Sul de Minas, interior de São Paulo e Goiás. No Centro-Oeste de Minas, o fenômeno foi visto e registrado em Cláudio pelo cineasta Lauro Miguel. Veja o vídeo acima.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Lauro conta que estava indo levar a filha para a aula de natação quando, ao sair do carro, viu a bola de luz no céu e parou para observar.
“Vi que era um meteorito que estava seguindo o percurso, mas me chamou atenção que ele não apagava. Ele seguia em alta velocidade com uma luz muito intensa. Uma luz branca e calda vermelha”, relatou.
Óvni? ‘Bola de fogo verde’ atravessa céu de MG; entenda
Luz cruzou o céu de Cláudio
Lauro Miguel/Arquivo Pessoal
Encantando com o fenômeno, o cineasta rapidamente pegou o celular e registrou o momento.
“Deu tempo de analisar, tirar o celular do bolso e registrar esse finalzinho em que ele vai mudando de cor para verde e começar a despedaçar na cor amarela. Foi um presente, uma emoção fantástica e indescritível. Nunca vou esquecer esse momento”, concluiu.
Cineasta e empresário Lauro Miguel relata como foi ver luz que cruzou o céu de Cláudio
Mas, afinal, o que é essa luz?
Apesar de muitos pensarem se tratar de um objeto voador não identificado (óvni), esse fenômeno foi provavelmente causado pela passagem de um bólido, um meteoro grande e brilhante, na atmosfera terrestre.
“Muito possivelmente esse objeto foi um bólido, ou seja, um meteoro que explode no ar. Ele estava muito alto. A prova disso é que o mesmo fenômeno foi visto de vários pontos bem distantes”, afirmou o físico e astrônomo Renato Las Casas, professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ainda de acordo com Las Casas, uma outra possibilidade é de que o feixe de luz fosse lixo espacial. No entanto, a alta velocidade observada é uma característica do meteoro.
“Uma pedra que entra com altíssima velocidade na nossa atmosfera. Devido ao atrito com ar, ela vai aquecendo. Se partes dela aquecem muito mais do que outras partes, isso cria uma tensão naquela estrutura, que faz com que ela exploda, se quebre, em várias partes”, explicou Las Casas.
A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) publicou, nas redes sociais, que o bólido entrou na atmosfera às 18h37.
Segundo a organização, além de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, é possível que ele tenha sido visto também no Paraná.
Moradores compartilham vídeos que mostram ‘meteoro’ cruzando o céu em MG, SP e GO
LEIA TAMBÉM:
DA JANELA DO QUARTO: Fotógrafo amador registra raio em Pará de Minas
PREVISÃO DO TEMPO: Semana será de tempo seco e baixas temperaturas no Centro-Oeste de MG
CLIMA: O que é o fenômeno El Niño e como ele vai afetar o inverno, que começa amanhã
📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
d
Cineasta registra luz cruzando o céu de Cláudio: ‘Emoção fantástica e indescritível’; veja VÍDEO
Adicionar aos favoritos o Link permanente.