‘Rota do Zebu’: novas tarifas de pedágios da BR-262 já estão valendo para o trecho entre Uberaba e Betim


Reajuste vale para as praças de Campos Altos, Perdizes, Luz e Florestal. Novo contrato de concessão da Way-262 terá duração de 30 anos e atividades da empresa foram iniciadas na quinta-feira (20). Pedágios da BR-262 passam por reajustes que chegam a 46%
Triunfo Concebra/Divulgação
A partir desta sexta-feira (21) já estão valendo os novos preços para as quatro praças de pedágio da BR-262, no trecho entre Uberaba e Betim. A nova concessária assumiu os 438,9 quilômetros da rodovia na quinta (20).
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O contrato de concessão entre o governo federal e a empresa Way-262 tem previsão de 30 anos. A concessionária terá a responsabilidade de administrar, recuperar e implantar outras melhorias como ampliação do trecho da rodovia concedida.
O início da cobrança e o valor das tarifas de pedágio nas praças foram publicados em Diário Oficial pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 7 de março. Ele ocorre junto à transição de concessão da rodovia. A administração passou da Triunfo Concebra para a Way-262, empresa criada pelo grupo vencedor do leilão realizado em outubro de 2023.
As tarifas sofreram reajustes entre 33% e 46% para carros de passeio. Os reajustes valerão para as praças de Campos Altos e Perdizes, no Alto Paranaíba, além de Luz, no Centro-Oeste, e Florestal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Veja a tabela de valores atualizada mais abaixo.
Novos valores do pedágio no Alto Paranaíba e Centro-Oeste de MG
Perdizes: de R$ 7,50 para R$ 10,30 (+37%)
Campos Altos: de R$ 7,50 para R$ 10 (+33%)
Luz: de R$ 7,10 para R$ 10,40 (+46%)
BR-262: novas tarifas de pedágio a partir de 21 de março
Concessão da BR-262
O Consórcio Rotas do Brasil S.A., formado pela gestora de investimentos Kinea e o Grupo Way Brasil, ganhou o leilão da rodovia BR-262 em 31 de outubro de 2024, formando-se então a Way-262.
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O trecho concedido – também conhecido por “Rota do Zebu” começa no entroncamento com a BR-381, em Betim, e vai até Uberaba, no km 799, onde se liga à BR-050.
A rodovia é uma das mais importantes por ligar o estado de Minas Gerais de uma ponta a outra. Segundo a ANTT, o trecho é um importante corredor logístico agropecuário do país e a previsão é de que a concessão promova o desenvolvimento da atividade no país, influenciando no escoamento da produção, além de reduzir o custo de frete para os caminhoneiros.
Ainda de acordo com a ANTT, entre os investimentos previstos em contrato estão:
44,3 km de duplicação;
168,87 km de faixas adicionais;
3,63 km de vias marginais;
1 Ponto de Parada e Descanso (PPD);
17 passarelas de pedestres;
100 pontos de ônibus;
3 passagens de fauna.
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