Mãe e filho lidam com a distância há 20 anos: ‘Sentia muita saudade e ficava olhando as fotos dele’


Edson Nogueira se mudou para se especializar em endocrinologia nos EUA e depois foi para Londres. De viagem marcada, Dona Nilce desembarca na Inglaterra neste domingo (14) para passar o Dia das Mães. Edson Nogueira e a mãe dona Nilse
Edson Nogueira/Divulgação
O Dia das Mães deste ano, será mais do que especial para a dona Nilce Fonseca Nogueira, que no fim do dia deste domingo (14), desembarca em Londres, na Inglaterra, para curtir a data com o filho Edson Nogueira, depois de quase um ano sem vê-lo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Natural de Carmo do Cajuru, Nilce criou com o marido José Nogueira Penido, sete filhos, incluindo Edson, que em 2003 se mudou para o exterior em busca do sonho de se tornar endocrinologista. Desde então, há 20 anos ele está longe da mãe e dos demais familiares. A saudade é amenizada com visitas anuais e diariamente pela internet.
Edson sempre foi um estudante aplicado e tinha um grande sonho: se tornar médico endocrinologista. Com muito esforço e dedicação ele conseguiu uma vaga na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e depois foi para os EUA se especializar em endocrinologia. A ideia era voltar para o Brasil após a residência, mas surgiu uma oportunidade em Londres, onde ele mora até hoje.
Desde que Edson se mudou para Londres, dona Nilce mantém contato com ele por meio de ligações telefônicas e nos anos mais recentes, por videochamadas. Ver o filho na telinha do celular mantém o coração de mãe quentinho, mas nem sempre foi assim.
“No início foi mais difícil porque não tinha internet. Eu sentia muita saudade e ficava olhando as fotos dele no álbum, fotos de quando ele era pequeno, das festas com a família. Eu matava a saudade assim. Com a internet ficou muito melhor, a gente pode se ver e se falar todos os dias”, disse a mãe.
Apesar da distância que às vezes machuca, dona Nilce não esconde o imenso orgulho do filho e de tudo o que ele vem conquistando em Londres. Ela sabe que ele está seguindo o caminho e realizando sonhos.
“A maior dificuldade até hoje é carregar um pouco de culpa por morar longe da família. Eu creio que esse é o sentimento da maioria das pessoas que vivem em locais distantes. Quando eu mudei pra fora, eu tive que me consolar em ver as fotos das festas, dos aniversários, dos natais, das formaturas e felizmente nos nos últimos 20 anos, os meios de comunicação evoluíram muito. Hoje tenha felicidade de estar mais presente, mesmo que virtualmente, com chamadas de vídeo e mensagens diárias no grupo da família”, contou o filho.
Pela internet Edson acompanha o cotidiano da mãe e, mesmo tão distante, esteve mais do que presente quando a mãe enfrentou um problema de saúde e teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele acompanhou todos os passos dos médicos no Brasil, estudou o caso da mãe e fez inúmeras intervenções durante o tratamento. Assim que teve oportunidade ele saiu correndo da Inglaterra e veio para o Brasil ver a evolução dela no tratamento.
Médico renomado e reconhecido na Inglaterra, Edson vive do esforço constante de ser um orgulho para a mãe, que junto com toda família não mediu esforços para que ele se realizasse na profissão.
“De fato, é importante falar que a minha forma de compensar por toda distância, foi sempre lutar para trazer orgulho aos meus pais e à minha família. Eu sempre me mostrei positivo e feliz com as minhas escolhas, mesmo em momentos de dificuldade, como foi durante o período de pandemia, onde eu passei três anos sem vê-los pessoalmente”, destacou o médico.
Edson Nogueira e os pais em Londres
Edson Nogueira/Divulgação
Viagem
A viagem será sem dúvidas, uma oportunidade única para mãe e filho se reencontrarem, compartilharem momentos especiais juntos, e fortalecerem ainda mais os laços familiares que os unem. Será uma ocasião para celebrar o amor e a dedicação de mãe e filho que sempre estiveram presentes na vida um do outro, mesmo à distância.
“Agora, tenho a sorte e felicidade de dizer que nesse Dia das Mães estarei com a minha pertinho. Certamente, será uma experiência inesquecível. Estou ansioso esperando por ela e pelo meu pai. Ambos estão vindo com minha sobrinha Alessandra. Serão dois meses de muita felicidade pra nós. Teremos a oportunidade de explorar a cidade juntos, conhecer novos lugares e culturas, além de criar memórias que ficarão para sempre nas nossas lembranças”, finalizou Edson.
LEIA TAMBÉM:
TRAGÉDIA E COMÉDIA: Infarto, covid e cabeça pisada por vaca: jovem faz vídeo sobre ‘ano apocalíptico’ do avô e viraliza; assista
CLIMA: Massa de ar seco deixa o tempo firme no fim de semana em Divinópolis e região
DIA DAS MÃES: Mãe convive com a perda de filho, vítima de bala perdida: ‘Todos os dias sinto falta dele’
📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.