UPA implanta programa para reduzir tempo de espera dos pacientes em Divinópolis; entenda


‘Fast Track’ administra o fluxo de pacientes de acordo com os recursos e profissionais disponíveis em cada setor. UPA Padre Roberto; foto de arquivo
Mariana Gonçalves/g1
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro, em Divinópolis, conta agora com o programa “Fast Track”, que em tradução literal do inglês significa “Faixa Rápida”. O objetivo é agilizar os atendimentos e diminuir o tempo de espera dos pacientes. O anúncio foi feito pela assessoria de comunicação da unidade, nesta terça-feira (25).
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De acordo com o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp) – responsável pela administração da unidade –, por meio dessa prática, são agilizados os atendimentos e, de forma estratégica, administra o fluxo de pacientes de acordo com os recursos e profissionais disponíveis em cada setor.
“Contamos com quatro médicos clínico geral, por plantão diurno. Dois deles ficam por conta das fichas azuis e verdes, que são a maior demanda no dia a dia”, explicou o diretor técnico da UPA, Tarcísio Teixeira de Freitas Junior.
Apesar de ser uma unidade que faz parte da rede de atendimento a Urgência e Emergência, cerca de 70% dos pacientes que procuram a UPA são classificados, segundo o Protocolo de Manchester, nas cores verde e azul, ou seja, casos pouco urgentes ou não urgentes.
No mês de março foram realizados 11.392 atendimentos, sendo que as cores vermelha, amarela e laranja (urgência e emergência), somadas, foram 2.945 pacientes; o restante era de casos pouco urgentes ou não urgentes.
Para atender os pacientes classificados nas fichas amarelas e laranjas, é disponibilizado um profissional e, por fim, um médico que fica responsável pela emergência, ou seja, as fichas vermelhas. A UPA ainda conta com pediatras, cirurgiões geral e ortopedistas.
“O tempo de resposta dos atendimentos melhorou muito e está mais ágil. É claro que existem alguns horários e dias que a demanda é maior de pacientes e o tempo de espera também, mas de forma geral, a implantação do modelo fast track tem funcionado de modo satisfatório”, destacou Tarcísio.
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