‘Experiência única’: locadora de DVDs resiste ao tempo e oferece mais de 10 mil filmes ‘esquecidos’ pelos streamings


Para o proprietário Ricardo Carregal, a clientela é fiel, por isso o espaço na região central de Divinópolis já ultrapassou três décadas de funcionamento. Ricardo Carregal é o dono da locadora que há 35 anos segue ativa no mesmo lugar
Anna Lúcia Silva/g1
A internet revolucionou a forma como consumimos conteúdo audiovisual. Plataformas digitais oferecem bibliotecas de filmes e séries para serem assistidos a qualquer hora e em qualquer lugar, a apenas um clique de distância, o que elimina por completo a necessidade de alugar filmes em locadoras físicas.
No entanto, em Divinópolis, a locadora de Ricardo Carregal pode ser considerada um “tesouro escondido” no Centro da cidade, na Rua Antônio Olímpio de Morais, entre as ruas Goiás e Pernambuco.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
No mesmo local há 35 anos, o espaço modesto, e até sem placa de identificação, oferece uma grande variedade de títulos. São mais de 10 mil DVDs disponíveis para locação, incluindo clássicos do cinema e produções mais recentes.
Locadora tem filmes que não estão disponíveis em plataformas digitais
Anna Lúcia Silva/g1
Segundo Carregal, há filmes que não estão disponíveis nas plataformas digitais, o que faz com que muitos clientes recorram à locação física.
“Já recebi inúmeras propostas de clientes para vender algum filme, mas sempre recuso. Esses filmes precisam estar aqui para me manterem com as portas abertas, contou.
Outro fator que contribui para a sobrevivência da locadora é a fidelidade de clientes de longa data. Muitos moradores da cidade cresceram alugando filmes na locadora e continuam frequentando o estabelecimento mesmo com a facilidade da internet.
“Aqui é um lugar onde o cliente é bem atendido, é bem acolhido, é bem recebido. Não é só locar um filme, é também um momento de interação, de bate-papo”, afirmou.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor de locação de filmes – incluindo a pandemia da Covid-19, que reduziu clientes e aumentou custos operacionais –, a locadora segue firme e forte.
Diante disso tudo, Carregal se mostra ainda mais otimista e encerrar as atividades da locadora, definitivamente, não é uma opção para o futuro.
“Apesar de todas as mudanças trazidas pela internet, ainda há espaço para estabelecimentos físicos como o meu, que oferecem uma experiência única aos clientes. Seguimos conscientes de que, com dedicação, é possível sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo”.
Mais de 10 mil filmes estão disponíveis para locação
Anna Lúcia Silva/g1
LEIA TAMBÉM:
DELÍCIAS MINEIRAS: confira a programação do Festival de Gastronomia de Itapecerica
ENTENDA: Figo não é fruta e ‘come’ vespa
ARTE: Casal faz miniaturas ultrarrealistas de locadora de filmes e casas: ‘lembrar do passado para além de fotos e vídeos’
📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
É

Adicionar aos favoritos o Link permanente.