Influenciadora suspeita de cometer estelionato é detida após falsa comunicação de crime


Thay Costah, que mora em Divinópolis, chamou a PM na noite de quinta-feira (22) alegando que teve a casa furtada, mas entrou em contradição várias vezes. Influencer é investigada por vender pacotes de marketing digital e não prestar serviços prometidos. Thayeni Costa
Reprodução/Instagram
A influenciadora digital Thayeni Aparecida Costa, investigada em dois estados por suspeita de estelionato, foi detida por falsa comunicação de crime na noite de quinta-feira (22), em Divinópolis.
Ao g1, a Polícia Civil informou nesta sexta-feira (23) que Thay Costah, de 22 anos, foi ouvida e liberada, após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo a comparecer ao Juizado Especial Criminal.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o boletim de ocorrência, a influencer chamou a Polícia Militar (PM) e afirmou que:
saiu de casa no sábado (17) e a residência estava normal. Depois, viajou até Belo Horizonte para pegar um dinheiro emprestado, porque uma pessoa teria dito que mataria ela e a filha se ela não a pagasse.
Após pegar o dinheiro emprestado com uma pessoa na capital, ela retornou para Divinópolis na segunda-feira (19), quando identificou que a casa tinha sido furtada e faltavam vários objetos.
Entretanto, o imóvel não apresentava sinais de arrombamento, segundo a PM. Além disso, vizinhos afirmaram à polícia que não houve nenhuma movimentação na casa de Thay que desse a entender que havia acontecido algum crime.
As testemunhas alegaram que, de fato, algumas pessoas realmente estiveram na casa da influenciadora retirando objetos e os colocando em três carros, mas entraram tendo as chaves do imóvel.
Conforme a PM, imagens de câmeras de segurança das casas vizinhas foram analisadas e a princípio não há indícios de crime.
Além disso, os militares souberam por meio das testemunhas e de reportagens na imprensa que Thay é suspeita de aplicar diversos golpes em pelo menos seis estados e no Distrito Federal.
Mesmo assim, segundo a PM, a influenciadora continuou dando versões diferentes sobre os fatos e foi encaminhada para a delegacia. Os celulares dela também foram apreendidos.
Estelionato
Thay Costah é alvo de investigação pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e no estado do Paraná por suspeita de estelionato. Em Minas, o caso é conduzido pela Delegacia de Nova Serrana.
Ela é acusada de vender ‘pacotes de marketing digital’ com as promessas de divulgar produtos, dar cursos de mentoria sobre o mercado digital e ensinar como ganhar seguidores nas redes sociais.
O g1 teve acesso a boletins de ocorrência registrados contra ela em Brasília (DF) e em seis estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Pará.
Em todas as ocorrências, o relato das vítimas é que elas pagaram a influenciadora, mas não receberam a prestação do serviço e nem o dinheiro de volta. Algumas pessoas afirmam que chegaram a fazer PIX e depósitos de mais de R$ 20 mil para ela.
LEIA TAMBÉM:
ESPETÁCULO: Itaúna recebe o espetáculo ‘Os Três Porquinhos’; veja como adquirir ingressos gratuitos
GASTRONOMIA E SHOWS: Dudu Nobre e Sunga de Pano são atrações no 2º Festival de Gastronomia de Cláudio
O HYPE DA CAPIVARA: buscas pelo animal crescem no Brasil e no mundo
📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.